MENUS

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Desfile de fubicas abrirá Festival da Tapioca em Santarém



Evento será realizado no próximo dia 21, com a carreata a partir das 8 horas pelas ruas da cidade.
Desfile de fubicas abrirá Festival da Tapioca em Santarém
Fubicas: veículo feito com motor estacionário
Santarém - Um desfile das fubicas (veículo feito com motor estacionário capaz de trafegar nos ramais da comunidade Boa Esperança), pelas ruas de Santarém no próximo dia 21, marcará o início da programação do 13º Festival da Tapioca que este ano agrega a comemoração pelos 51 anos de fundação da vila Boa Esperança e a 1ª Festa da Tradição Gaúcha.

A carreata dos veículos bastante usados no processo de produção da farinha de tapioca, será realizada a partir das 8 horas, saindo da praça da Cohab e percorrendo as principais ruas da cidade, para divulgar a programação da festa que será aberta na sexta-feira, dia 24, encerrando no domingo à tarde, dia 26, com a corrida das fubicas, uma das principais atrações do festival.

Este ano, o evento será coordenado pela Associação de Moradores do Distrito de Boa Esperança, que assumiu a responsabilidade em realizar o festival para continuar a tradição. Segundo Elis Silva Corrêa Rebelo, presidente da associação e uma das coordenadoras do festival, no dia 24 acontece a abertura oficial da programação, com uma exposição temática na casa de farinha, a partir das 7 horas.

Logo depois haverá o desfile de máquinas agrícolas, fubicas e de moradores pelas ruas da vila, seguido de um café da manhã e abertura oficial com pronunciamentos das autoridades. No dia 25, data do aniversário da comunidade, pela manhã e pela tarde, vão acontecer jogos envolvendo times da comunidade e das comunidades próximas.

Pela parte da noite acontece apresentação de danças folclóricas com grupos de Alter do Chão e de Santarém e escolha da rainha do Festival da Tapioca. No dia 26 pela manhã haverá um culto ecumênico realizado pelas igrejas da comunidade, a tradicional churrascada gaúcha, danças gaúchas e show musical. Nesse dia também estará se apresentando a sanfoneira gaúcha, Berenice Paes.

A expectativa da coordenação é de que este ano o festival atraia mais participantes, uma vez que vai estar envolvendo três eventos ao mesmo tempo (13º Festival da Tapioca, 51 anos de fundação da vila e a 1ª Festa da Tradição Gaúcha). Diversos produtos, principalmente os que são feitos da tapioca, serão colocados à disposição dos visitantes durante os três dias quando se espera um público de mais de 40 mil pessoas. A presidente informou que a tapioca é a base da produção familiar dos moradores daquela região. Boa Esperança está localizada no KM.

Feira de Negócios – A vila de Boa Esperança foi fundada em 1961 mas ganhou visibilidade a partir da abertura da rodovia Santarém-Curuá-Una (PA-370), na década de 1970. Logo depois chegaram grupos de famílias gaúchas que introduziram na comunidade diversos traços da cultura sulista. O principal deles é a churrascada gaúcha, um dos itens inseridos no festival que este ano agregou também a 1ª Festa da Tradição Gaúcha.

A coordenação trabalha com a intenção de mudar o perfil do festival, transformando-o, a partir do ano que vem, na principal feira de negócios do planalto santareno. Boa Esperança é centro de uma região que concentra a maior produção agrícola de Santarém, tanto da área familiar quanto da lavoura mecanizada. No entorno dela estão instalados os maiores produtores de soja, milho e arroz do município, com uma enorme cadeia produtiva, influenciando diretamente no perfil econômico e social da região.
FONTE: http://notapajos.globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fiquem a vontade para comentar, mais vale resaltar que este blog identifica o endereço do computador através da sua placa de rede e será passado também por solicitação de moderação através do e-mail para fins de identificação de origem dos comentários, portanto não faça comentários maudosos que maculem e defamem qualquer pessoa!! agradeço a compeenção!!

POSTAGEM DO JOSIMAR FONTENELE LIMA

jfontenele