MENUS

terça-feira, 2 de abril de 2013

Aprenda a declarar o IRPF via celular ou tablet com o app Pessoa Física

"Pessoa Física", aplicativo para declaração de IRPF, da Receita Federal.
Passo 1. Busque pelos termos “Receita Federal” na App Store ou no Google Play. O aplicativo que você deve baixar é o “Pessoa Física”, caso a declaração de IR não seja de empresas.
Passo 2. Instalado o programa, abra-o e clique na opção “m-IRPF”, na coluna central inferior. Depois da seleção, o contribuinte vai ser levado até a tela de seu browser para fazer a declaração online. A Receita adaptou o site para que ele funcione bem em smartphones e tablets.
"Pessoa Física", aplicativo para declaração de IRPF
“Pessoa Física”, aplicativo para declaração de IRPF
Passo 3. Aceite os termos da Receita ao clicar em “Fazer a declaração”. Coloque CPF e os caracteres de verificação. Se as informações estiverem corretas, você será levado até a tela para inserir as fontes pagadoras, seus dependentes financeiros e todas as informações que devem constar em uma declaração de IR regular.
Passo 4. Se você tiver dúvidas sobre como fazer a declaração, a Receita habilitou as opções “Perguntão IRPF 2013″ e “Quiz” para que você resolva seus problemas com o IR.  Há também a opção “Orientações Gerais”, que responde desde atualização dos valores do imposto, como as contribuições de menores de idade e de falecidos, além de declarantes no Exterior.
Ao fazer a declaração, o app da Receita funciona
Ao fazer a declaração, o app da Receita funcionaimpo
Passo 5. Feita a declaração, você pode, na tela principal do app, ir na opção “Consulta Restituição”. Basta colocar seu CPF e verificar se sua declaração está na base de dados da Receita Federal, se você está na chamada “malha fina” e quando será disponibilizado seu lote de restituição. Lembrando que, quanto antes você declarar o Imposto de Renda, mais rápido chegará a sua restituição.
Importante: não é permitido que qualquer tipo de contribuinte possa fazer a declaração via mobile. O programa não computa quem teve rendimento no exterior ou ganho com ações. Rendimento com aplicações em renda fixa e ganhos que vieram de outras pessoas físicas no ano passado também ficam impedidos de declararem pelo aplicativo.
O Pessoa Física desenvolvido para os sistemas Android e iOS é essencialmente um web app, que direciona para páginas do Internet, principalmente no momento de fazer a declaração da Imposto de Renda. O app é disponibilizado gratuitamente e possui algumas informações dentro do programa, que poupam horas de navegação na web. O prazo vai até o dia 30 de abril.
Fonte: Pedro Zambarda (TechTudo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fiquem a vontade para comentar, mais vale resaltar que este blog identifica o endereço do computador através da sua placa de rede e será passado também por solicitação de moderação através do e-mail para fins de identificação de origem dos comentários, portanto não faça comentários maudosos que maculem e defamem qualquer pessoa!! agradeço a compeenção!!

POSTAGEM DO JOSIMAR FONTENELE LIMA